quinta-feira, 6 de março de 2014

4 passos para fazer ‘networking’ com sucesso

Aprenda a gerenciar sua rede de contatos pode ser a chave para desenvolver sua carreira e negócios.
Ter um negócio, uma boa idéia ou determinados recursos nem sempre garantem o sucesso no mercado, por isso também é necessário utilizar seus contatos para promover os produtos que vende, oferecer seus serviços ou simplesmente para ser notado.
Networking é uma ferramenta essencial que consiste em aumentar sua rede de contatos e, através dela, maximizar suas oportunidades de negócios.
Para fazer um networking eficaz não basta participar de reuniões de negócios e obter alguns contatos, é importante que estes contatos o ajudem a alcançar seu objetivo. Siga estes quatro passos simples para que seus esforços tenham resultados positivos.
1.- Seja visto e participe
Criar uma rede de contatos requer tempo e implica sua participação presencial em eventos. Mas se participa de um evento com o objetivo de fazer ‘networking’, não espere as pausas para se fazer notar. Se puder fornecer informações e idéias interessantes durante o desenvolver da reunião, ao fim, não faltarão pessoas para conversar e trocar contatos.
Seja proativo e crie seus próprios eventos, como um almoço de negócios ou uma apresentação informativa. Todos aqueles que ajudar a estabelecer contatos se lembrarão de você como um intermediário e levarão sempre em conta sua presença em futuras oportunidades.
Ao se reunir com profissionais de sua área poderá sentir que alguns deles são concorrentes diretos, no entanto, lembre-se que muitos são também potenciais colaboradores, parceiros, investidores e clientes.
2.- Cartões de visita
Ao terminar uma conversa profissional, sempre oferecer o seu cartão de visita. É importante conter todas as informações relevantes sobre quem você é, sua empresa, que produto vende e onde e como podem lhe encontrar.
Em cada evento um grande número de cartões são trocados, por isso, certifique-se de que seus cartões são originais ou despertam interesse. Durante suas conversas utilize uma palavra-chave ou idéia que represente o cartão que dará.
Uma ótima idéia é oferecer itens como canetas, pendrives ou cadernos onde apareça o logotipo de seu projeto ou empresa junto com seu contato. Esses itens não serão perdidos em uma pilha de cartões de visita e serão publicidade contínua.
Na LibertàGià, por exemplo, foi desenvolvido o Kit do Empreendedor que contém o material gráfico para que os afiliados possam utilizar a imagem visual corporativa na desenvolvimento de suas redes.
3.- Acompanhamento
Fazer ‘networking’ não envolve apenas ter um número de contatos, trocar cartões de visita, números de telefone e endereços de e-mail. Depois de conseguir uma lista de contatos você precisa estabelecer algum tipo de interação com eles.
Não deixe passar mais de dois dias desde a troca de contatos até que fale ou envie um e-mail para cada um deles. Ao comunicar novamente com essas pessoas, apresente ideias, produtos ou serviços, que pretende promover, e deixe claro qual é sua oferta.
4. – Interaja nas redes sociais
As redes sociais são uma plataforma ideal para dar continuidade às relações estabelecidas em eventos profissionais, por isso é essencial ter um perfil on-line completo e/ou um site onde mostra suas ideias, habilidades ou negócio que pretende promover aos seus contatos.
Acompanhar todas as conversas e contatos que conseguir através do ‘networking’ poder ser mais fácil através das redes sociais, porque elas permitem uma grande interatividade entre você e seus contatos. Compartilhando um link ou fazendo um post, você pode, novamente, iniciar uma conversa com alguém que quer fazer negócios.
Também há plataformas online especializadas na criação de redes de contatos profissionais e busca de oportunidades de negócios, como o LinkedIn ou Xing. Estas plataformas são ideais para fazer ‘networking’, mas se não houve um contato pessoal inicial, é necessário que seu perfil e toda a informação que você forneça sejam muito atraentes à primeira vista.
Autora:Patricia Jiménez
Adaptação: Antônio Netto


Nenhum comentário:

Postar um comentário