sexta-feira, 7 de março de 2014

3 motivos para investir em marketing nas redes sociais

A web 2.0 criou um perfil de utilizador participativo, tanto no poder de opinião quanto na produção de conteúdos online. As inúmeras redes sociais, como Facebook, Twitter, os blogs e até o próprio Youtube, são prova de que os navegadores “têm voz”, diferente das mídias tradicionais, como a televisão e rádio.
Portanto, para trabalhar sua imagem online ou mesmo vender seus produtos e serviços – pessoais ou empresariais – as redes sociais são um importante mercado a ser explorado pelo marketing. Listamos três motivos para olhar profissionalmente para as redes sociais:
1- Identificar e entender seu público-alvo
Com as estatísticas fornecidas por diversas ferramentas online, como o Google Analytics, é possível entender detalhadamente – como sexo, idioma, localização e interesse – o público de suas redes sociais, como em fan pages do Facebook ou leitores de blogs.
Nas mídias tradicionais, as publicidades e campanhas de marketing são muito mais genéricas e abrangentes, feitas para atingir as massas. Portanto, nas redes sociais, é muito mais fácil e eficaz pensar em campanhas de marketing (ou mesmo posts e mensagens) direcionadas ao seu público-alvo.
2 – Maior engajamento da mensagem
As redes sociais são espaços de interações constantes. Os conteúdos são partilhados por amigos, conhecidos ou amigos de amigos. Desta forma, a sensação de “proximidade” dá credibilidade às mensagens divulgadas.
Esta nova característica é bastante diferente das propagandas tradicionais, em que empresas querem convencer o público a comprar um produto, numa relação muito formal e pouco pessoal.
Portanto, as empresas e pessoas com perfil profissional, preocupados com um posicionamento online, podem entrar para esse “hall de proximidade” com os utilizadores. É importante, por exemplo, permitir o contacto direto e criar mensagens direcionadas.
Assim, você atende o mercado e oferece conteúdos que seus usuários irão replicar, aumentando o engajamento da sua mensagem.
3 – Custo reduzido
Para colaborar com as duas questões listadas acima, outra grande vantagem de se posicionar nas redes sociais, através do marketing digital, é o baixo custo deste processo.
A grande maioria das ferramentas de análise do público-alvo e monitoramento das redes sociais são gratuitas. Também a produção de conteúdos pode ser feita por você mesmo. Basta empenho e dedicação.
Mesmo que queira investir em uma equipa de produtores e designers, os valores não se comparam com os investimentos feitos em marketing nas mídias tradicionais, como na televisão, por exemplo.
O sucesso de seu trabalho de marketing digital vai depender de como conseguirá analisar os dados de seu público e a mensagem que irá fornecer a eles. Lembre-se que nas redes sociais normalmente não existem “compromissos” entre os utilizadores e as marcas. Se os usuários gostam, simplesmente recomendam. É o novo “boca-a-boca” em dimensões maiores.

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